Mitos e Verdades sobre Cabelos


Quando o assunto é cabelo, todo mundo parece ter um conselho para dar. “Misture pílula anticoncepcional ao xampu para que os fios cresçam”, “Não durma de cabelo molhado, ele pode mofar!” são alguns deles. Mas será que tudo que se diz por aí é verdade mesmo?  Já sabemos, por exemplo, que as fases da lua nada têm a ver com o resultado do corte – mito frequente que deve deixar os donos de salões de beleza de cabelo em pé. Algumas de nossas perguntas frequentes, MITO ou VERDADE ein?

Colocar pílula anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer?

MITO. Marina Marques explica que o couro cabeludo não é capaz de absorver a pílula anticoncepcional, o que invalida a teoria de que os cabelos crescem e ficam mais fortes se ela for misturada ao xampu.

Usar condicionar todo dia é ruim para os fios ?

MITO. Wagner Lisboa esclarece que os fios precisam do condicionador para selar as cutículas após o uso do xampu. Portanto, não é prejudicial e, sim, necessário. Mas atenção: o produto não deve ser aplicado na raiz. Isso pode entupir os bulbos capilares e causar uma série de complicações como dermatite e caspa.

Dormir com o cabelo molhado é prejudicial e pode fazê-lo cair ?

VERDADE. Segundo Marina, o couro cabeludo, assim como os fios, demora para secar completamente. A umidade causa a proliferação de bactérias e fungos, o que pode ocasionar seborreia, caspa e outros tipos de doenças, que, em alguns casos, podem provocar até a queda capilar.

Devemos trocar de xampu regularmente?´

MITO. “Este é um mito frequente”, diz Wagner. Na verdade, o que acontece é o acúmulo de resíduos de xampu e condicionador nos fios, o que deixa os cabelos mais opacos e sem vida. Para isso, um xampu de limpeza profunda é aconselhável uma vez por semana – menos para quem tem cabelo descolorido ou tingido, porque resseca e desbota a cor.

Aparar as pontas do cabelo dá força para ele crescer?

MITO. Marina diz que a crença não passa de um mito, já que os fios de cabelos crescem pela raiz e não pelas pontas. No entanto, aparar o cabelo regularmente é aconselhável para evitar pontas duplas.
Pentear o cabelo molhado quebra os fios?
VERDADE. Marina explica que eles podem quebrar, sim, pois os fios úmidos são mais frágeis e vulneráveis. Por isso, deve-se usar sempre um creme para pentear e um pente com dentes largos.
Bom, eu esclareci várias dúvidas e vocês?
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s